Cicles Hoffmann

sábado, 14 de janeiro de 2017


Viaje de bicicleta pelo Piraí


O primeiro circuito de cicloturismo da região de Joinville, "Circuito de Cicloturismo da Região do Piraí", existe desde 2011.

A ótima sinalização (25 placas de sinalização instaladas no circuito) permitem que os cicloturistas possam pedalar e apreciar o lindo percurso de 39 quilômetros, numa região rica em mata atlântica, rios, cascatas, arrozais e conhecer as propriedades que remetem à história da imigração em Joinville.


Para os experientes na atividade, o circuito é considerado curto. Há pontos de descanso ao longo do trajeto; portanto, não é preciso ser atleta para percorrer o local. O roteiro foi pensado e elaborado em 2010, e foram realizadas inúmeras visitas a campo, de carro e de bicicleta. "Este será o primeiro roteiro organizado de cicloturismo em Joinville. A proposta é para que se amplie para as demais regiões do município", disse Vinicius Boneli Vieira, coordenador de turismo em áreas naturais.



Outro objetivo é desenvolver uma atividade turística na região aliada à conservação e preservação ambiental, por estar inserida na APA Dona Francisca. "Estamos investindo em ações que proporcionem um fluxo de turistas conscientes, que usufruam os serviços oferecidos na região e fomentem o desenvolvimento do turismo com sustentabilidade", afirma Vanessa Venzke Falk, gerente de planejamento da Fundação Turística de Joinville.


A realização deste circuito é resultado da parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), que investiu R$ 8 mil na sinalização, e a Fundação Turística de Joinville (Promotur), idealizadora da proposta. Também conta com o apoio do Movimento Pedala Joinville, da Associação do Turismo Eco-rural, proprietários rurais, além de agências e operadoras de turismo.


Quem tiver interesse em conhecer o circuito pode obter mais informações na Fundação Turística (47 3453-2663) ou pelo 0800 643 5015.

LINKS ÚTEIS
. Pedala Joinville - Circuito do Piraí
. Cartilha do Circuito do Piraí
. Pedalando no Circuito do Piraí
. Download do Percurso no formato GPX




VÍDEOS
O vídeo abaixo exibe o Registro do lançamento oficial do Circuito Piraí, de Joinville - SC.






Pedalada de Inauguração do Circuito de Cicloturismo na região do Piraí, em Joinville SC; apenas a rota até o Salto do Rio Piraí.




Pedal feito em Joinville - SC/BR
Recomendamos este pedal à todos!!
Abraços, Casal Pedal - Valmir Kiss e Alcione Fernandes



DICA DO BIKER
Infelizmente o Circuito do Piraí, segundo informações obtidas, como no comentário existente nesta publicação, está um pouco abandonado, inclusive com poucas placas. Por isso levar o mapa do percurso será bem útil para não se perder. 

Ah! Tome cuidado também com ataques de cães: aproveite para ler a publicação "Cachorros nas trilhas e estradas" que poderá lhe ajudar! :)

Categories:

2 comentários:

  1. Excelente matéria. Trocamos a moradia de Floripa por Joinville por conta de trabalho e logo de cara fui até o Piraí sem saber que era famoso. Mas hoje em dia não tem tantas placas assim e é fácil se perder se não tiver noção de direção. O grande problema na região são os cachorros soltos nas casas. Eles vem atrás mesmo e já retornei várias vezes na estrada por ter 3 ou 4 deitados na estrada. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo comentário!

      Esta publicação eu republiquei de uma que fiz em 2011.

      Infelizmente, quando fui pesquisar sobre o circuito na semana passada, li alguns comentários falando sobre o abandono, mas não sabia sobre os cachorros e falta de placas.

      Vou tentar entrar em contato com autoridades e/ou com o grupo q ajudou a criar o Circuito do Piraí para informar destes problemas e verificar se tem alguma intenção e/ou prazo para revitalizar o Circuito.

      CicloAbraços, Biker!

      Excluir