Anuncie Aqui

Tabela de Eventos

Evento

Titulo

COMPROVADO: ALONGAR ANTES DE CORRER

Já li algumas reportagens sobre este assunto e inclusive confirmei com dois professores que dão aula de ginástica laboral lá na empresa. Segundo eles, o alongamento dinâmico antes e o estático depois, seria a melhor opção.

Agora, lendo a reportagem abaixo, já começo a pensar diferente. É uma boa matéria sobre o assunto, mesmo sendo direcionada para corredores.

Abraços, Biker


POR TOMAZ LOURENÇO

Como a revista Contra-Relógio já tinha chamado a atenção em 2006, a realização de alongamentos antes de começar a correr, prática corriqueira entre iniciantes e até corredores experientes, não traz qualquer benefício. Ou seja, não faz a pessoa correr melhor ou mais fácil, e muito menos ajuda a prevenir lesões!

Agora pesquisadores comprovaram que não apenas isso é uma grande verdade, como esse alongamento pode prejudicar a performance, ao reduzir a capacidade de força das pernas.

Estudo da Universidade de Nevada (EUA) publicado na edição de setembro do Journal of Strength and Conditioning Research, e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, dia 8/11, revela que os exercícios para alongar mais utilizados (inclusive por corredores), os chamados alongamentos estáticos, realizados com a pessoa parada, causam perda de força nas pernas.

Foram avaliados três grupos de atletas; um que realizou alongamentos estáticos, outro que fez alongamentos dinâmicos (com movimentos contínuos) e um terceiro que nada executou. Em seguida, os atletas praticaram exercícios de salto e flexão do joelho, para mensurar a força muscular das pernas antes e depois dos alongamentos.

Os que fizeram alongamento estático tiveram a maior perda de força muscular, depois os que tinham feito os alongamentos dinâmicos, enquanto os que nada fizeram não sofreram qualquer prejuízo.

Bill Holcomb, um dos autores da pesquisa, comentou que os alongamentos estáticos devem ser feitos depois e não antes do exercício. Mas alertou que não se deve confundir esta recomendação com a questão da flexibilidade, que todas as pessoas devem procurar não descuidar, realizando exercícios com esse objetivo em qualquer momento do dia. Para antes de começar a atividade, como a corrida, o pesquisador indica que se aqueça o corpo, através de um trote leve, por exemplo.

SAIBA O QUE SE DEVE OU NÃO SE DEVE FAZER
  • ERRADO: alongar imediatamente antes de correr
  • CERTO: aquecer, com trotes, ou começar devagar
  • ERRADO: alongar logo após terminar de correr
  • CERTO: trotar ou caminhar por alguns minutos e então alongar

Clique aqui para acessar a matéria completa.

2 comentários

Recent Post

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.