Biketech Floripa

sábado, 23 de janeiro de 2010

Útil e Agradável

Com o aperfeiçoamento da bicicleta, seu uso se desdobrou em múltiplas funcionalidades. Sua prática se estendeu para fins de exercício físico, competições esportivas e recreação, como o cicloturismo. Além dessas utilizações, a prática do ciclismo utilitário, ou seja, seu uso como meio de transporte, se fortaleceu e se tornou uma excelente alternativa para deslocamentos de curtas e médias distâncias.

A cidade de Pequim possui uma frota de mais de 4 milhões de bicicletas. No Japão, elas são responsáveis por um total de 17% dos deslocamentos diários para o trabalho.





Em Amsterdã, esse número chega a 40%. Bogotá desenvolve um amplo programa de incentivo ao uso da bicicleta e conta hoje com um total de 120 km de cliclovias construídas e que, aos domingos e feriados, se duplicam com o fechamento de ruas e avenidas.


Aqui no Brasil, de acordo com a União dos Ciclistas do Brasil (UCB), as cidades do Rio de Janeiro, Praia Grande e Teresina são as que possuem as melhores infraestruturas cicloviárias. A capital fluminense conta com cerca de 140 km de ciclovia. Outra cidade que já tem cerca de 50 km de ciclovias e tem projetos para ampliar e integrar a rede cicloviária é Sorocada-SP (para maiores detalhes clique aqui para assistir um vídeo).


Fonte: Construindo a Mobilidade Urbana Sustentável; Nas Ruas de BH
Nro 6 - Bicicleta : "Você roda em mim e o mundo, embaixo de você".

0 comentários:

Postar um comentário